4 Dicas Para Melhorar sua Inteligência Emocional

4 Dicas Para Melhorar sua Inteligência EmocionalInteligência Emocional pode ser definida como a capacidade de entender, gerenciar e expressar efetivamente os próprios sentimentos, bem como se envolver e viver com sucesso, e é absolutamente essencial na formação, desenvolvimento, manutenção e aprimoramento das relações pessoais estreitas. A nossa Inteligência Emocional nos faz evoluir e crescer com o nosso desejo de aprender mais e mais.

Hoje eu quero compartilhar com você 4 dicas que eu acho essencial e que vai melhorar rapidamente a sua inteligência emocional e qualidade da sua vida. Vamos dar uma conferida?

⦁ Dica 1 – A capacidade de lidar com as próprias emoções negativas…

Nós nos tornamos o que pensamos no nosso dia inteiro.” Talvez nenhum aspecto da Inteligência Emocional seja mais importante do que a nossa capacidade de gerir eficazmente as nossas próprias emoções negativas, para que elas não nos oprima e afete o nosso julgamento. A fim de mudar a forma de como nos sentimos a respeito de uma situação, é preciso primeiro mudar a nossa forma de pensar sobre isso.

⦁ Dica 2 – Evite personalizar negativamente…

Quando você se sentir negativo por causa do comportamento de alguém, evite saltar para uma conclusão negativa imediatamente. Em vez disso, venha com várias formas de ver a situação antes de reagir. Por exemplo, você pode ser tentado a pensar que o seu amigo não retornou a sua chamada porque ele está ignorando você, ou você pode considerar a possibilidade de que ele tem estado muito ocupado nesses últimos dias.

Quando evitamos levar os comportamentos de outras pessoas como um ataque pessoal, podemos perceber que as pessoas fazem o que fazem por causa delas mais do que por causa de nós. Expandir a nossa perspectiva pode reduzir a possibilidade de mal entendidos.

⦁ Dica 3 – Inteligência Emocional para reduzir o medo de rejeição…

Uma maneira eficaz de gerir o seu medo de rejeição é fornecer-se várias opções em situações importantes, de modo que não importa o que aconteça, você tem várias alternativas daqui para frente. Evite colocar todos os seus ovos em uma cesta (emocionalmente) procure identificar um Plano B viável, e também um Plano C se for o caso.

⦁ Dica 4 – Tenha a capacidade de manter a calma sob pressão…

A maioria de nós experimentamos algum nível de estresse na vida. Como lidamos com essas situações de pressão é que pode fazer a diferença entre estarmos preparados ou não. Logo em seguida vou descrever para você 3 dicas rápidas de como você pode manter a calma sob pressão:

1. Se você se sentir nervoso e ansioso, lave o seu rosto com água fria e fique em um lugar fresco, a temperatura fria ajuda a reduzir o nível de ansiedade. Evite as bebidas com cafeína, elas estimulam o seu nervosismo.

2. Se você sentir medo, deprimido ou desanimado, tente fazer alguns exercícios aeróbicos intensos. Energize-se, a forma como usamos o nosso corpo afeta bastante a maneira como nos sentimos.  A medida que você experimenta a vitalidade do seu corpo, a sua confiança também cresce.

3. Se você se sentir oprimido, confuso, preso, ou sem inspiração, encontre um lugar ao ar livre para acalmar a sua mente, encontre uma vista panorâmica e observe ao longo da distância e volte o seu olhar para dentro de si mesmo agora com uma nova perspectiva em sua vida.

A qualidade de vida no qual você deseja viver depende única e exclusivamente de você mesmo. Saber controlar a forma de como reagir a tais situações e circunstâncias é fundamental para que você tenha mais consistência nas suas buscas ao longo do caminho, e isso também precisa de tempo e dedicação, o importante é dar o primeiro passo para que todas os outros venham.

É fato que o mundo em que vivemos atualmente está muito acelerado, as coisas acontecem muito rápido, novidades aparecem a todo instante, e com isso surgem novas demandas e soluções. Mas com tudo isso é importante ressaltar aqui, que você ainda assim pode escolher da forma de como você quer interagir com isso e a todos esses novos acontecimentos que passam pela nossa vida.

A chave de uma vida com mais qualidade está em suas mãos e só cabe a você saber como quer usá-la a seu favor. Então espero que este texto tenha ajudado você que deseja tomar um rumo diferente em sua vida e com mais qualidade e bem estar. Deixe seus comentários logo no final desse post e fique a vontade para compartilhar esse texto maravilhoso com seus amigos nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *