A Importância Da Atividade Física Para Terceira Idade!

A Importância Da Atividade Física Para Terceira Idade!A atividade física é um exercício que pode ajudá-lo a permanecer saudável, enérgico e independente. Muitos adultos com mais de 75 anos estão gastando, 10 horas em média do seu dia deitado ou sentado, contribuindo com uma vida sedentária, e com isso aumentando ainda mais as taxas de quedas, doenças cardíacas,obesidade e morte precoce comparado com a população em geral.

Conforme nós vamos envelhecendo, torna-se ainda mais importante nos mantermos ativos em atividades físicas, garantindo assim uma vida mais saudável, longa e independente. Agora, caso contrário, todas as coisas que sempre gostávamos de fazer pode começar a ficar um pouco mais difícil devido a inatividade.

Você pode simplesmente buscar atividades simples, como brincar com os seus netos, caminhar no shopping, ir a padaria mais perto de sua casa, participar de atividades de lazer e reunião com amigos.

Abaixo vou explicar para você alguns itens fundamentais sobre a importância da atividade física na terceira idade, e como ela pode ser um forte aliado nessa fase da nossa vida. Acompanhe o texto até o final para ficar por dentro desse tema, tão importante e que pode melhorar a qualidade da sua vida.

⦁ Fortes evidências…

Há fortes evidências de que as pessoas que são mais ativas tem um menor risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão etc..

Se quisermos ficar livre de dor, reduzir o risco de doença mental, e ser capaz de sair e ficar bem independente na nossa velhice, é aconselhável nos manter em movimento. É simples assim. Há muitas maneiras que você pode manter-se ativo, e não é apenas sobre o exercício.

A medida que as pessoas vão envelhecendo as funções dos seus corpos vão declinando e a atividade física ajuda a retardar esse declínio. É importante permanecer ativo ou até mesmo aumentar a nossa atividade física a medida que vamos envelhecendo.

A maioria das pessoas que envelhecem desejam manter-se em contato com a sociedade e ou sua comunidade, amigos e vizinhos e ser ativo pode garantir que eles continuam fazendo isso.

⦁ O que é a atividade física?

A atividade física é qualquer coisa que mantém o seu corpo em movimento. Ele pode incluir qualquer coisa do andar no jardim para um esporte recreativo. O ideal é que se pratique pelo menos 50 minutos de atividade moderada por semana.

Primeiramente, se deve tentar fazer alguma coisa todos os dias, começar devagar e aos poucos ir ganhando consistência, a maneira mais certa de fazer isso é praticar 10 minutos de exercícios diários, para então finalizar a semana com os 50 minutos de atividade física.

⦁ Exemplos de atividades aeróbicas de intensidade moderada…

Andar rápido, Fazer hidroginástica, Andar de bicicleta em terreno plano, Jogar tênis, Fazer esteira, Andar de bicicleta ergométrica, tarefas diárias, tais como compras, cozinhar ou trabalho doméstico não contam para esses 50 minutos, porque o esforço não é forte o suficiente para aumentar a frequência cardíaca, embora ajude a quebrar o tempo de sedentarismo.

Bem como atividade física regular, é interessante também tentar reduzir a quantidade de tempo que se gasta sentado durante o dia. Isso significa também evitar longos períodos em frente a televisão, o uso do computador, sentado lendo, etc…

⦁ Começando a praticar…

O que você faz dependerá das suas próprias circunstâncias, mas como um princípio orientador, é uma boa ideia você fazer atividades que você goste, pois os seus resultados serão bem melhores se você fizer o que gosta e sente prazer.

Se a pessoa já é ativa, pode achar que é mais útil e interessante fazer 70 minutos de atividade vigorosa durante a semana do que os 50 minutos de atividade moderada.

As pesquisas mostram que nunca é tarde demais para se adotar e colher os benefícios de saúde a partir de um estilo de vida mais ativo . Por exemplo, os adultos mais velhos que estão ativos reduzem o seu risco de doença cardíaca a um nível semelhante as pessoas mais jovens que estão ativos.

Se você está inativo por um tempo, você pode começar a construir a sua atividade gradualmente até atingir os níveis desejados e ou recomendados pelo seu médico. Os maiores benefícios vêm para aqueles que começam do zero, porque ele está se movendo de um estilo de vida sedentário para um estilo de vida ativa, e isso faz a maior diferença para a sua saúde. Quanto mais você fizer, maiores serão os seus benefícios.

⦁ Cuidados essenciais antes de começar a praticar…

Lembre-se de consultar ao seu médico ou um especialista na área de educação física, porque eles vão poder elaborar um plano de atividades físicas adequadas a sua necessidade, e ainda poderão acompanhar a sua evolução, o que torna as coisas muito mais fáceis e seguras. Combinado?

Então qual é a sua opinião sobre a importância da atividade física na terceira idade? Deixe seus comentários logo abaixo, e continue de olho no meu blog para ficar por dentro de muitas dicas interessantes sobre qualidade de vida.

A Importância Da Atividade Física Para Terceira Idade!