O Tempo é o Único Bem Exatamente Igual Para Todos

O Tempo é o Único Bem Exatamente Igual Para TodosO tempo é o único bem exatamente igual para todos. Não importa se você é rico ou pobre, se nasceu na Síria, em Paris ou em São Paulo, todo mundo tem as mesmas 24 horas por dia. E como anda a organização do seu tempo? Você também acha que a semana passou voando, e de uma hora pra outra você pisca e o natal já chegou? Quem aguenta tanta correira? Nunca tem tempo pra nada, vai deixando as coisas pra depois e quando percebe já acabou o ano. A gente levanta de manhã com uma lista enorme de coisas pra fazer e quando dá seis horas, não fizemos nem a metade. O dia seguinte já começa com os pratinhos em desequilíbrio e as tarefas do dia a dia vão virando uma bola de neve. Reconhece esta cena?

Muita gente se encaixa direitinho nesta descrição. Mas qual o segredo para ter uma vida mais leve e organizada e conseguir terminar tudo com tranquilidade? Não é fácil, mas dá pra fazer, sim. Vou dar umas dicas aqui.

Dica 1
Pare de esperar que a mudança venha do governo ou das empresas. A verdadeira mudança tem que partir de você. Não espere que a solução venha do lado de lá. Governos não são modernos, eles apenas se adequam à práticas que o povo já aplica, normalmente com muito atraso. Foi assim com o fim da escravidão, com a Lei Maria da Penha, com o impeachment, com a lei das empregadas domésticas e muitos outros exemplos. Cabe a nós, como adultos, termos o controle e a responsabilidade pelo tipo de vida que queremos levar. Se você não projeta sua vida, alguém irá projetar pra você. E a missão deste texto é te provocar com perguntas como: Eu quero mesmo que meu trabalho tenha horário flexível? Ou prefiro essa rotina mais certinha? Será que a tão sonhada creche na escola não vai me fazer ficar ainda mais tempo no escritório? E isso é bom pra quem? O tempo que você gasta no deslocamento para o trabalho foge do razoável? O que você pode fazer para mudar?

Dica 2
Tenha uma agenda. Use a ferramente que quiser, pode ser agenda do celular, aquelas lindas e tradicionais feitas de papel, ou as pequeninas que a gente põe na bolsa. Tanto faz, você pode escolher a que mais gostar. Mas tenha apenas uma. Organize suas atividades e não encha seu dia de tarefas. Guarde espaço para imprevistos, eles acontecem. E reserve tempo para aquilo que é importante pra você.

Dica 3
Diga não sem medo. Recuse convites que não contribuem em nada na sua vida. É mais difícil falar o não do que ouvir o não. Por isso, decline gentilmente aquilo que te desagrada ou que vai tomar um tempo precioso pra você e sua família. Hoje em dia a gente vende o nosso tempo muito barato. Tente eliminar ao máximo aquilo que não traz nenhum resultado na sua vida, como convites que voce aceita por obrigação.

Dica 4
Aprenda a delegar. Defina com clareza o papel do seu marido e das outras pessoas que moram com você. Não assuma a responsabilidade do outro e, o que você delegar, não pode voltar pra você. Largue o osso e deixe o outro ter tempo para agir.

Importante: as pessoas não estão te ajudando. Ajudar é favor. Cada um tem a obrigação de fazer a sua parte. Por isso, reconheça, mas não sinta-se em dívida.

Dica 5
Converse com você. Conheça-se profundamente. Identifique o que é mais importante na sua vida. O autoconhecimento é a chave para identificar quais valores você mais preza. O que te faz sair da cama todo dia? É o seu trabalho, seus filhos, sua casa, seu corpo? Suas decisões de vida precisam estar alinhadas com estes valores.

As respostas não vêm na hora, isso é fruto de amadurecimento e reflexão. E permita-se mudar de opinião, seja generosa com você. Nossa geração vai viver mais que os nossos pais. Estudos mostram que teremos de duas a três carreiras ao longo da vida. Então você tem a oportunidade de se olhar e rever seus valores e suas escolhas sempre que quiser.

Dica 6
Pare de falar por aí que a mulher faz várias coisas ao mesmo tempo. Esta definição é um erro. Ninguém faz várias coisas ao mesmo tempo. A mulher tem, sim, interesses variados, mas a concentração é prejudicada quando a gente tenta fazer almoço e falar ao telefone ao mesmo tempo. Tenha foco. A falta de foco e atenção nos tornam menos produtivas e nos faz trabalhar mais e ficarmos mais cansadas.

Não espere se aposentar pra ter tempo. Se hoje o seu dia é curto para todas as suas tarefas, quando você se aposentar ele será longo e vazio. Você não precisa esperar os filhos crescerem ou ganhar na loteria pra ser feliz. Sua vida é hoje, é agora, e o gerenciamento do seu tempo é o gerenciamento da sua vida. A responsabilidade de dizer sim ou não é só sua e tem que estar totalmente alinhada com aquilo que você valoriza.

Pequenas mudanças terão um efeito ótimo na sua vida e na vida da sua família. Não precisa gastar mais nem fazer nada radical, apenas reflita para que suas escolhas estejam sempre alinhadas com os seus valores. O seu tempo é a sua vida.

Créditos Blog Equilibrando os Pratinhos

O Tempo é o Único Bem Exatamente Igual Para Todos