Quais os Benefícios da Atividade Física Para Saúde

Quais os Benefícios da Atividade Física Para SaúdeContudo, boa parte da população nacional ainda não está em dia com essa prática. Segundo dados do Ministério do Esporte, 45,9% dos brasileiros são sedentários, ou seja, não realizam nenhum tipo de atividade física.

De acordo com médicos cardiologistas, as vantagens da prática de atividade física são muitas e quanto mais se pratica, é possível diminuir ainda mais o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e outras, como osteoporose e diabetes, além de fortalecer os músculos.

Caminhar estimula a qualidade de vida e traz benefícios para o corpo e para mente

Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante ter alguns cuidados, como buscar orientação médica, fazer exames preventivos e avaliar seu condicionamento físico. Para os medico, também é importante utilizar um calçado adequado, tênis e roupas leves, e fazer, obrigatoriamente, alguns alongamentos. No caso da caminhada, procure exercitar-se em locais com pistas amplas, sem desníveis e se for à noite, o local deve estar bem iluminado.

No caso da população com mais de 60 anos, é indicado iniciar com exercícios mais leves, como a caminhada, que tem baixo impacto e que não exige um grande esforço de quem pratica. Mas vale ressaltar que o exercício é indicado para todos, já que proporciona inúmeros benefícios físicos e permite uma interação entre as pessoas e lugares diferentes.

Atividade física é Mudança de postura!

Ainda de acordo com o Ministério do Esporte, 69,8% das pessoas sedentárias entrevistadas afirmaram que a falta de tempo ou outras prioridades, como estudo, trabalho e amigos, são os principais motivos para abandonarem as atividades físicas.

No entanto, mesmo com a correria do dia a dia, é possível manter o bem-estar físico e organizar a agenda para melhorar a qualidade de vida. Por exemplo, se você tem uma rotina muito corrida ou passa o dia todo no trabalho, pode mudar um pouco o trajeto até o destino e ir a pé.

Esse é apenas um passo inicial para você que está afastado dos exercícios há certo tempo. Caso não esteja tão sem ritmo, e queira investir em algo mais complexo, vale a pena se matricular em uma academia ou procurar algum lugar seguro em sua cidade para fazer caminhadas durante a semana.

Quais os Benefícios da Atividade Física Para Saúde

Suporte medico no entanto, essa iniciativa não deve ser exaustiva ou fugir de sua capacidade física atual. Por isso, antes de começar uma sequência mais intensá
, ou se sentiu algum desconforto, é importante consultar um médico para uma avaliação completa sobre seu estado de saúde.

Exames de sangue, eletrocardiogramas, entre outros, são capazes de detectar disfunções no organismo com antecedência, o que pode evitar surpresas ingratas, ou seja, consequências muito piores e inesperadas. Dessa maneira, com os testes em dia, você estará liberado para iniciar uma rotina de práticas físicas sem maiores preocupações.